quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Você tem medo de dirigir?[Medo e Fobia]


Direitos Autorais:
InPA - Instituto de Psicologia Aplicada
E.mail para contato: clinica@inpaonline.com.br
Fone: (61) 3242-1153


Entrar no carro, dar a partida, engatar a marcha, soltar o freio-de-mão e dirigir até o trabalho é uma rotina comum a muitas pessoas em Brasília e em várias outras cidades no mundo inteiro. No entanto, o que é rotina para alguns é dor e tormento para outros. O medo de dirigir é observado, principalmente, em mulheres com idades que variam de 30 a 45 anos. Não se descarta, entretanto, a possibilidade de que homens e mulheres de outras idades apresentem o medo de dirigir.
Esse medo é experienciado como uma sensação subjetiva de desconforto quando se está ao volante do veículo, que pode ser acompanhada de aceleração dos batimentos cardíacos, transpiração excessiva, tremores nos braços e pernas e pensamentos ruins como a possibilidade de bater o carro, causar acidentes ou ferir alguém.
Após algumas experiências de dirigir com medo e com as alterações fisiológicas acima descritas, a pessoa tende a evitar assumir a direção do carro, o que restringe sua participação em atividades sociais e compromete sua autonomia para ir ao trabalho, fazer compras e realizar diversas atividades rotineiras.

Medo de Dirigir:
Quando se tem medo de dirigir, há um estado de apreensão (ansiedade) significativo, porém controlável e um nível de atenção maior quando se está dirigindo. Diante do medo, pode-se até desejar que outras pessoas dirijam em ruas onde o trânsito é mais movimentado ou nas rodovias. Todavia, sendo necessária, a pessoa assume o volante do carro.

Fobia em Dirigir:
A fobia de dirigir, por outro lado, tem como características uma ansiedade e/ou medo intensos e algumas reações corporais como sudorese, tremores nos braços e pernas, taquicardia e boca seca. Tudo isso experienciado diante do ato ou da simples possibilidade de dirigir. Após uma ou mais experiências como essa, a pessoa tende a se esquivar de dirigir. Inventa, muitas vezes, desculpas para si e para os familiares e amigos com o objetivo de evitar críticas: “Prefiro andar porque é mais saudável” ou “Esse carro é muito grande, vou comprar um menor”. Segue-se, então, uma vida cheia de limitações, onde não se pode visitar amigos que morem longe ou ir ao teatro porque a peça termina tarde. Torna-se dependente do filho que tirou habilitação ou dos amigos que dirigem normalmente.

Frases famosas:
-“tenho medo de dirigir no trânsito movimentado”
-“o carro vai pular e vou perder o controle”
- “e se eu me sentir ansioso (a) quando estiver dirigindo?”
-“posso causar um acidente, me ferir e ferir outras pessoas”
- “posso ser criticado (a) por dirigir devagar”
-“se alguém buzinar para mim, irei ter a certeza que estou fazendo uma grande besteira”

Tratamento:
1) Compasse a sua respiração. O ansioso tem uma respiração rápida e “curta”, utilizando, apenas, o tórax. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e vá sentindo o ar chegar até os seus pulmões. Deixe seu abdômen expandir enquanto inspira, utilizando o músculo diafragma. Depois expire devagar pela boca.
2) Faça algum tipo de atividade física e relaxamento muscular, para produzir endorfinas, substâncias que neutralizarão a química da ansiedade.
3) Inicie uma aproximação com o carro mesmo dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.
4) Ainda dentro da garagem, ligue o carro e faça pequenos movimentos para frente e para trás.
5) Dê voltas no quarteirão em horários sem movimento. Procure ruas tranqüilas e que não tenham crianças.
6) No começo, escolha sempre um ou dois trajetos. Isto evitará ansiedade.
7) Comprometa-se consigo mesmo(a), pelo menos duas vezes por semana para praticar o exercício de dirigir. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hábito diário é que fará você adquirir confiança.
8) Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos.
Infelizmente, poucas são as pessoas que conseguem superar sozinhas o medo de dirigir. A essas pessoas é aconselhável procurar um tratamento especializado com um psicólogo.

Site engraçado:  just brubs

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Favoritos Mais